RESPIRO
BELO HORIZONTE/MG - 2018
Arte do Respiro
Fazer a arte para o EP Respiro do amigo Guilé foi uma honra, lembro-me dele mostrar um pedacinho de algumas músicas e do encantamento que tive. Como não sentir pertencimento a canção Êeeeee Caboclinho, desse trem do interior, da melodia que alivia os ouvidos.
Fomos proseando por alguns dias, ele mostrou algumas referencias e ideias. Me contou da importância da vivência que teve com o povo Xacriabá, me mandou um desenho de um gavião que fez quando esteve por lá, me falou das cores, dos cheiros e dos sons que marcaram sua estadia nas terras do norte de Minas. Cantou uma cantiga sobre o gavião. Falou da reza de cantador. Fiquei imaginando, encantado, rabiscando as ideias, seguindo o gavião.
Nos encontramos dias depois e mostrei os rabiscos, me apontou o gosto por outros desenhos que eu tinha feito, fomos sobrevoando ideias de um pássaro livre e simples. Neste voo comecei a pensar sobre a materialidade, sobre tal simplicidade, dessas coisas que a natureza nos guia, e que era isso, isso é respiro.
Arrumei um pedaço de madeira que guardava há algum tempo, peguei lápis de cor, e urucum numa tentativa em aproximar as cores naturais Xacriabás. Ajeitei a madeira, rabisquei com os lápis, aos poucos o gavião foi ganhando asas, foi querendo voar, pincelei com urucum o passarinho que veio do sertão.
A semente foi plantada. Se a meta é andar, começamos a caminhada caboclinho, seguimos. E que esse gavião possa trazer o respiro, possa alcançar outros voos, possa ser poesia.
Saulo Pico
Dezembro de 2018
Belo Horizonte/MG
Ouça as músicas do EP Respiro do cantor e compositor Guilé. RESPIRO
Autor: Pico
Projeto Gráfico: Arte para capa do EP Respiro, de Guilé
Data: dezembro de 2018 - BH/MG
Dimensões: 30 x 30 cm
Técnica: Lápis de cor e urucum sobre madeira



